logo1 (1).jpg

1º FESTIVAL DE TEATRO ONLINE DE ARARUAMA

O primeiro FESTAR ONLINE é a versão híbrida do FESTAR - FESTIVAL DE TEATRO DE ARARUAMA - que teve sua primeira edição em 2019, com enorme sucesso. 

faixa 3.jpg

Inicio da etapa de voto popular! Os 25 selecionados competem em 5 categorias, adulto, infantil, alternativo, monologo e rua. Os 2 mais votados de cada categoria participarão da etapa presencial do festial, prevista para novembro.

Boa sorte a todos!

EVOÉ!

ATENÇÃO

Votação prorrogada até o dia 30 de abril!!!

ADULTO

A MÃO NA FACE

Luar Produções

Uma obra que retrata o inventário que podemos fazer de nossas vidas, de nossas quase-vidas, do que queríamos e do que deixamos de querer. Um espetáculo lúdico e realista que coloca defronte ao público personagens completamente inteiros. Questionam sobre dignidade, lembranças, deslumbres.

Classificação 12 anos

ÁRVORES DE PEROLAS

Grupo Alldeias

Eis que aqui surge a questão: louco ou são?  Enxergar o mundo da maneira que ele é, e não da maneira que deveria ser? Excesso de sanidade em um sociedade doente, me soa mais como debilidade. Dentro dessa proposta, surge Árvores de Pérolas, explorando a solidão do ser, a identidade perdida, seus traumas e a incansável busca de pertencer à algum lugar.

Classificação 12 anos

CASA VAZIA

Grupo de Teatro Maturidade em Cena

Clarice coloca em prática um plano para resgatar o amor de seus irmãos e de sua prima Mas o que era para ser um reencontro agradável, se transforma em momentos de mágoas e cobranças. Os irmãos e a prima se tornam algozes das emoções que viveram no passado. Em questão de horas, minutos ou segundos...a casa já está vazia.

Classificação 14 anos

UNIVERSO ÍNTIMO

Cia Ar Cênico

Leila mora com Bruno, mas ama Saullo que é casado com Júlio que se interessa em Bruno que mora com Leila que o trai com Saullo que ama Júlio. Conflitos inevitáveis, discussões cheias de rancor, corações doloridos e pernas bambas e abertas. Universo íntimo explora aquele momento em que o amor acaba e a loucura começa.

Classificação 12 anos

O DESPERTAR

Grupo Teatral Porão

No turvo cenário da Alemanha de 1891, o encontro da jovem Wendla com o rebelde estudante Melchior provoca uma explosão de desejos sobre a descoberta do sexo e do amor. Suas histórias se cruzam com a de seus amigos que enfrentam desde amores não correspondidos á abusos sexuais, enquanto lutam pela liberdade de expressão num mundo tomado pelo conservadorismo. Seriam estes jovens da Alemanha do século XIX ou do Brasil atual?

Classificação 16 anos

infantil

UM MINUTO ANTES DO NASCER DO SOL

Cia Janela do meu quarto

Um menino pressionado pelas constantes perguntas sobre sonhos e futuro encontra em um livro uma cidade em que todos os sonhos se materializam, com a possibilidade de encontrar seus sonhos e suas respostas o menino parte para uma jornada em direção à misteriosa cidade. 

Classificação Livre

O QUINTAL DE BERTA

Grupo de Teatro Maturidade em Cena

A peça Infantojuvenil “ O Quintal da Berta”, é um meta-teatro que conta a história de uma criança amante da natureza. A menina Berta, que mora com sua avó numa casa grande com um quintal florido, cheio de vida, ela ama plantar! Quando se muda para uma nova casa, a menina encontra um quintal vazio, e é aí que ela arma um grande plano: fazer uma horta e um pomar. Para isso ela precisará da ajuda dos animais que vão aparecendo no novo quintal.

Classificação Livre

TEMPO DE PASSAR PASSARINHO

Rabugentos Cia Teatral

Tempo de Passar Passarinho propõe uma aproximação entre o universo poético-pantaneiro de Manoel de Barros e o nosso cotidiano caipira-paulista, cuja simplicidade, honestidade e integração com a arte e a natureza, nos identificam. Duas crianças, um menino e uma menina, se encontram no quintal de Manoel de Barros; Entre o mundo imaginatório do poeta e o mundo cotidiano, entre brincadeiras e faz-de-contas, as crianças nos mostram que a poesia e a urgência do dia-a-dia podem conviver harmoniosamente.

Classificação Livre

O CIRCO IMAGINÁRIO

Cia Fantasia de Artes Cênicas

O clown é desmitificado em um número de mímica e música erudita, o ator usa a voz, o corpo e os sentidos da plateia para se expressar. Este espetáculo resgata de forma lúdica o universo circense criando personagens novos, como “O homem da corda bamba”, “O Incrível homem que vira peixe”, “O mágico trapalhão”, e “O Fantástico Homem que Cospe Água”. Venha fazer parte da nossa brincadeira. O palhaço Musicalim, desafia você a segurar o riso após entrar no maravilhoso mundo do Circo Imaginário.

Classificação Livre

DOIS PAIS - TEATRO E LIBRAS

Coletivo Macacos Alados

Dois Pais é um espetáculo infanto-juvenil interpretado simultaneamente em Português e Libras. Dirigido por Manu Hashimoto e com dramaturgia e performance de Tauã Delmiro, a história conta o encontro do casal Márcio e Lucas com seu filho.  Narrado pela perspectiva da criança, a peça tem como ponto de partida os desafios de comunicação do filho com o seu pai surdo.

Classificação Livre

alternativo

CARAVELA DA ILUSÃO

Espaço Núcleo

Uma família se vê perdida em uma ilha após um terrível naufrágio, vivendo em um ciclo repetidamente, quando um dia suas vidas tomam um novo rumo com a chegada de um misterioso anjo. Recheado de comédia e cantigas populares, o espetáculo “Caravela da Ilusão” conta a saga de uma família em sua passagem para um outro mar.

Classificação Livre

UM BARCO NA LAMA

Coletivo Narciso

A partir dos relatos das enchentes que assolaram o estado de São Paulo em março de 2016 o espetáculo aborda a fatídica noite em que o Seu Bolívia quase foi levado e o papagaio morreu na gaiola. O grupo busca mostrar a visita da água com convite antecipado em uma tragédia já anunciada, dentro desses fragmentos iremos desconstruir uma cidade para reconstruí-la, não se apeguem a nada que a água pode modificar.

Classificação Livre

NAVIO NEGREIRO

Cia de 2

Baseado na poesia de Castro Alves, relata a situação sofrida pelos africanos vítimas do tráfico de escravos nas viagens de navio da África para o Brasil. Homens, mulheres e crianças eram transportados amontoados em compartimentos minúsculos dos navios, escuros e sem nenhum cuidado com a higiene. Conviviam no mesmo local, a fome, a sede, as doenças, a sujeira, os agonizantes e os mortos.

Classificação Livre

BABEL

BAK Artes Performativas

Dentro da história bíblica, no capítulo onze do Gênesis, a humanidade era uniforme, falando um único idioma, constroem uma torre alta suficiente para alcançar o céu, vendo isso Deus mistura as suas vozes para que eles não possam entender uns aos outros e os dispersa por todo mundo. Por meio da metáfora bíblica nosso espetáculo faz uma analogia sobre uma sociedade que está confrontada com a incomunicabilidade e a ausência de certezas em um mundo líquido, como Zygmunt Bauman conceitualizou.  

Classificação Livre

ENTRE NÓS

Teatro de Rosas

Entre Nós aborda um misterioso confinamento feminino que aos poucos vai revelando marcas psicológicas profundas geradas por um sistema de medos e culpas que sobrecarrega o gênero feminino há muitas gerações

Classificação 14 anos

monólogo

DOIS NÓS NA NOITE

Santa Corja

O espetáculo propõe um passeio pelo universo das relações raciais brasileiras. A preocupação da mulher em face da traição, o medo da morte iminente, a opressão estética sofrida por mulheres negras em uma sociedade que incentiva o padrão de beleza eurocêntrico e os processos de consciência racial gerando uma necessidade de compor contra-narrativas da história do negro no Brasil e desconstruir estereótipos presentes em montagens teatrais.

Classificação 14 anos

BORBOLETAS IMPROVÁVEIS

Cia de Teatro Sucudumbu

Entre borboletas improváveis e as notas indecifráveis de um piano, uma mulher se equilibra sobre a tênue linha que separa a realidade do delírio. Todos sabemos que o amor é uma poderosa força, mas a dor da perda também é avassaladora, fundindo sanidade e loucura, criando um universo particular, onde borboletas coloridas habitam e uma única borboleta amarela, pequena e fugaz, ainda que perdida, voa.

Classificação Livre

O INFERNO É UM ESPELHO DA BORDA LARANJA

Wander B.

Em diálogo com a madrugada que habita tudo que existe (a madrugada insone dos nossos tempos!), Wander B. se lança em direção ao inferno — e o inferno (por incrível que pareça!) não são os outros, mas um velho espelho da borda laranja.

Classificação Livre

O PERICO

Cia Perico

Em uma incrível saga, Perico irá demonstrar as mais incríveis e surreais técnicas bombeirísticas, desde à extinção de incêndio, remendos de machucados, manobras de ressuscitação, até as mais altas técnicas de pajelança e salvamento de animais. Mas, para isso, talvez, ele precisará de um grande ajudante. Para tanto, Perico apresentará todo a maestria necessária para ser um grande palhaço bombeiro... Ou seria um bombeiro palhaço?

Classificação Livre

A CULPA

Grupo Anônimos de Teatro

A Culpa é um mergulho na alma do homem moderno. Um mergulho sem volta. No texto Carta ao Pai, do escritor tcheco Franz Kafka (1883-1924), não há personagens ficcionais. O autor expõe suas intempéries, gostos e desgostos, admoestações, sentimentos e emoções para com seu pai, um homem de postura rígida e marcante. Quem manda e quem obedece? Até onde vão as relações de hierarquia e subordinação que enfrentamos todos os dias, inclusive dentro de casa?

Classificação 12 anos

rua

O HOMEM FOCA

Guga Morales Showman

Com mais de 15 anos de experiência, Guga Morales se especializou em malabarismo, equilibrismo e teatro de rua. Bufão, provocador e irreverente, já apresentou em mais de 17 países, definindo um show único e de linguagem universal.

Classificação Livre

BUMBA MEU MITO

Destroiados

BUMBA MEU MITO é um espetáculo teatral que se baseia na história da encenação do Bumba meu boi em que a personagem Catirina, grávida de seu marido Chico, obriga o esposo a roubar a língua do boi de estimação do Coronel para comê-la.  Num diálogo com a antiguidade grega clássica, o texto inicia-se no mito que habita o labirinto de Creta e vem atravessando o tempo até que a história alcance a transformação do Minotauro no tradicional Boi, do Boi bumba brasileiro

Classificação Livre

BIRUTA, NUA E CRUA

Calini Detoni

Sua banda, Abandonada. Sua vaidade desconstruída. Biruta é uma palhaça que não quer tocar apenas os olhos, mas o coração. É possível! Se rega do riso e das eternas possibilidades que vem com cada momento, transmutando o medo em coragem e a fragilidade em potência. Com um repertório circense e musical tem o intuito de expandir e encarar os desafios do mundo através um viés feminino.

Classificação Livre

PAIXONICES DE UM GALALAU

Palhaço Galalau

O Palhaço Galalau, um galanteador desajeitado, viaja entre estouros e paixões, se esbalda em suas ilusões e alusões amorosas. Através de seus cambalachos e traquinagens busca se divertir e divertir quem o vê, proporcionando a partilha do riso por meio do encontro.

Classificação Livre

PELAS ORDENS DO REI QUE PEDE SOCORRO

Buraco d`Oráculo

Pelas Ordens do Rei Que Pede Socorro é uma intervenção teatral que utiliza a poesia como forma dramatúrgica. Baseando nos princípios da “cenopoesia”, em que imagens, gestos, canções e palavras se misturam para completar um todo, o Buraco d`Oráculo leva a cena um recorte de poemas por meio de cenas fragmentadas que transitam entre o cômico e o dramático com leveza poética e também de forma contundente tocando em temas do nosso cotidiano.

Classificação Livre

Agora é só votar nas suas peças favoritas!

Acesse o link abaixo e vote na melhor peça de cada categoria